É muito comum ver pais e avós usando o mel para tratar enfermidades que acometem crianças com frequência, como gripes, tosses ou dores de garganta. Você provavelmente tem uma história de infância com o mel. Mais do que uma “simpatia”, o uso medicinal do mel é realmente eficaz e comprovado cientificamente. Quer saber mais? Então este artigo é para você.
Um estudo conduzido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, atestou que este alimento natural pode ser tão ou mais eficaz do que os antibióticos. O levantamento, realizado com mais de 1.700 pessoas, também mostrou que as bactérias não criam resistência ao mel, diferente do que acontece durante o uso indiscriminado de antibióticos.
“Quando esses microrganismos são expostos aos antibióticos, um grupo pequeno e mais forte pode sobreviver, ciclo que é reforçado a cada geração”, diz Antonio Carlos Nascimento, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Por agir contra os sintomas do resfriado, como a dor de garganta, o mel já entrou nas diretrizes de saúde de órgãos regulatórios de alguns países, sendo indicado como a primeira opção no tratamento das tosses, por exemplo.
CONFIRA AS PRINCIPAIS SUBSTÂNCIAS BENÉFICAS DO MEL:
– Frutose e glicose;
Fonte de energia para nosso organismo.
– Cálcio e ferro;
Fundamental para a saúde dos ossos e prevenção da anemia.
– Prolina;
Ajudam na formação do colágeno, proteína responsável pela firmeza da pele.
– Triptofano;
Estimula a produção de serotonina no organismo, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
– Vitaminas dos complexos B e C;
Ajudam a regular o sistema imunológico.
– Lactobacilos;
Combatem a bactéria causadora da úlcera.
– Flavonoides, ácido fenólico e ácido glucônico.
Compostos químicos com forte ação antibacteriana, em especial, a bactéria responsável por infecções respiratórias.
MAS, ALGUNS CUIDADOS SÃO ESSENCIAIS…
É unânime o consenso de que o tratamento dessas doenças precisa ser acompanhado por um especialista, principalmente quando os sintomas se agravam ou quando a pessoa se sente indisposta ou sem ar.
Em documento, a Organização Mundial da Saúde estabelece que chá de limão e mel tende a aliviar sintomas de tosse em crianças acima de 1 ano. A manipulação do mel também deve ser feita com cuidado, para que ele não perca suas propriedades originais. Afinal, o mel é delicado. Evite aquecê-lo para que suas enzimas não percam a potência, mantendo o alimento na temperatura de, no máximo, 70 graus.
Não faltam motivos para você incluir o mel na sua alimentação diária. Acesse a nossa loja online e confira toda a linha de produtos Mel Santa Bárbara.
Fonte: veja.abril