O mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores e pode ser usado de diversas maneiras: puro, como xarope, em receitas doces e salgadas, em tratamentos de beleza e muitas outras. Mas acabou ficando muito popular a opinião de que mel cristalizado não é puro, porém, isso não é verdade! Esta é uma característica natural do mel e atesta a qualidade e a pureza do produto.
O mel puro tende a iniciar o processo de cristalização devido a vários fatores, como:
CLIMA – Temperaturas abaixo de 12°C iniciam o processo de cristalização;
FLORADAS – Condição relacionada à composição química do néctar que originou o mel;
ARMAZENAGEM – A forma como o produto é condicionado pode interferir em seu estado (Ex: umidade, temperatura, ventilação etc).
A cristalização do mel consiste na separação de sua glicose, que é menos solúvel que a frutose, e consequentemente na aglutinação dessas partículas, gerando pequenos cristais. Apesar desse processo, o mel cristalizado mantém todas as propriedades nutricionais e energéticas da sua forma mais líquida, além de conservar o sabor e o aroma original.
“Tanto o mel fluido quanto o mel cristalizado tem o mesmo valor nutricional. Não é necessário conservar o mel na geladeira, aliás, armazenamento em baixa temperatura induz à cristalização”, observa o técnico agrícola do escritório municipal daEmater/RS-Ascar Luís Antônio Marmitt.
Marmitt chama atenção que todos os méis são líquidos quando produzidos pelas abelhas, porém, quando armazenados em temperaturas mais baixas, tendem a cristalizar. Esta cristalização varia de acordo com vários fatores como o teor de glicose, teor de água na sua composição natural e procedência floral (espécie da flor onde a abelha colheu o néctar).
ORIGEM FLORAL
O mel é um alimento produzido exclusivamente pelas abelhas a partir do néctar extraído das flores. As abelhas coletam o néctar transformando-o no saboroso, aromático e nutritivo mel.
O mel é rico em fonte de energia e pode, com vantagens, substituir o açúcar. Além disso, contém minerais como o cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B e C. É um alimento bom para pessoas de qualquer idade, menos para recém-nascidos e portadores de diabetes.
Além do mel, é possível explorar produtos como pólen apícola, cera e própolis, sem contar com diversas receitas de bolos, pães, biscoitos, entre outros. A sua cor e sabor estão diretamente relacionadas com a floração da época. Os méis de coloração clara apresentam sabor e aroma mais suaves, como, por exemplo, os produzidos em pomares de laranjeiras. “Os méis de coloração escura não são atraentes no visual, porém, são mais nutritivos, ricos em proteínas e sais minerais”, destaca.
COMO DESCRISTALIZAR O MEL CORRETAMENTE:
Os cristais do mel retornam ao seu estado líquido quando colocados em banho-maria a uma temperatura controlada de 45°C. Simples assim!
A cristalização não ocorre com o mel falso por ele conter, em sua maioria, açúcar de cana. Por isso e por outros motivos, o mel puro é 100% saudável.
Quer levar para casa um mel puro, cheio de sabor e certificado pelo Ministério da Agricultura? Acesse nossa loja: CLIQUE AQUI! O delicioso mel de Minas é a receita certa para reforçar sua saúde.
Fonte: CONAP | Folha do Mate