Mais do que algo dolorido, é importante prestar atenção às picadas das abelhas. Quando acontece a ferroada, é injetado um veneno que provoca dor intensa no local, vermelhidão e inchaço. Esse veneno, normalmente, não faz mal e não é prejudicial para a maioria das pessoas.
Porém, se houver histórico de alergia, é necessário encaminhar o paciente ao hospital rapidamente. As picadas podem causar uma reação exagerada no organismo, conhecida como choque anafilático, que causa intensa dificuldade para respirar. No entanto, isso só acontece em pessoas que possuem alergia ao veneno das abelhas ou que são picadas por muitos insetos ao mesmo tempo, o que não é frequente.
Para ajudar alguém que foi picado por uma abelha, o que se deve fazer é:
- Remova o ferrão com a ajuda de uma pinça ou agulha, caso ainda esteja grudado na pele;
- Lave a região afetada com água fria e sabão;
- Passe um antisséptico na pele;
- Aplique uma pedrinha de gelo enrolada em papel toalha para reduzir o inchaço e aliviar a dor;
- Passe uma pomada para picada de inseto na região afetada e deixe secar sem cobrir a pele, caso a vermelhidão não melhore.
Como desinchar a área
Depois de tratar a picada, é muito comum que o local fique inchado por alguns dias. Uma boa forma de reduzir mais rapidamente o inchaço consiste em aplicar gelo na região por 15 minutos, protegido com um pano limpo, várias vezes ao dia. Porém, se o inchaço for muito intenso, pode-se consultar um clínico geral para iniciar o uso de um remédio anti-histamínico, pois isso também melhora o desconforto no local.
Quando ir ao pronto-socorro
Os sinais e sintomas que indicam uma reação alérgica exagerada à ferroada de uma abelha, ou vespa, são:
- Aumento da vermelhidão, coceira e inchaço no local da picada;
- Dificuldade para respirar ou para engolir a saliva;
- Inchaço do rosto, boca ou garganta;
- Sensação de desmaio ou tonturas.
Caso esses sintomas sejam identificados, é necessário chamar uma ambulância ou levar a vítima para o hospital imediatamente. A situação é grave e pode colocar a vida dessa pessoa em risco. Além disso, se a ferroada acontecer na boca ou se a pessoa for picada por várias abelhas ao mesmo tempo, deve ser feita uma avaliação no hospital.
Fonte: Metrópoles